sábado, março 12, 2005

Sideways




Começo por dizer, que este filme, tem um daqueles actores que já todos vimos num qualquer filme ou série de televisão, que nos parece bom, mas ao qual nunca prestamos muita atenção. De repente surge um filme como Sideways e... luz! Aí está um grande actor! Falo de Paul Giamatti...
O fio condutor do argumento é banal, senão vejamos: dois amigos fazem uma viagem de despedida de solteiro, onde se confrontam as suas díspares personalidades. Há o amigo intelectual, escritor frustrado, enófilo de gabarito, e o amigo actor, cara-de-pau e mulherengo. Para além disso temos o factor que já transformou este filme num culto: o vinho! Brilha em grande altura, com nomes de castas, especificações técnicas da produção e colheita, referências a marcas e locais.
O Novo Mundo cria o seu próprio terroir, as referências culturais americanas não serão tão fortes como as europeias, mas este filme ajuda a quebrar anos de diferenças e tradições. O Mundo inteiro passa a a conhecer Santa Barbara e a ter curiosidade dos seus vinhos. A Cultura ajuda a Economia. Será difícil de quantificar os benefícios, mas não duvidem que eles existem e, uma vez que falamos dos Estados Unidos da América, serão imensos.
Regressando ao filme... O humor é fino, sarcástico e por vezes brilhante, digno das subtilezas britânicas. A narrativa chega a ser surpreendente, mas nunca pretensiosa, trata-se de um filme simples. Apenas os vinhos são complexos. O ritmo é suave e longo, com notas de loucura e rigor, psicológico e superficial, completo. Numa roda de aromas percorreríamos todas as cores. A sensação que tive ainda na sala é que se tratava de um filme aromático, apto para degustações prolongadas e provas repetidas à exaustão. Tanto faz que seja na companhia de apreciadores ou de abstémios, desde que se prove.
Aconselho vivamente.
Nota: 8 em 10

1 comentário:

. disse...

“Sideways”, o novo e premiado filme de Alexander Payne é um road-movie que nos conta a viagem de dois amigos – Miles (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church) - que embarcam numa viagem de despedida de solteiro pelas vinhas da Califórnia.
À medida que os dias vão passando tornam-se cada vez mais evidentes as diferenças entre os dois amigos. Miles, um recém divorciado e pretenso escritor, com uma fixação em vinhos só quer saborear a perfeição numa garrafa de vinho Pinot, enquanto Jack, actor em declínio acentuado, procura o seu último sabor de liberdade.
Os dois apenas possuem em comum a entrada na meia-idade e o facto de não terem conseguido concretizar os seus sonhos, no caso de Miles de ser um escritor reconhecido e Jack de ser um actor famoso…