quinta-feira, janeiro 26, 2006

Pegada Ecológica


Antes de mais uma curta explicação sobre o que é isso da pegada (ou peugada, como considero mais correcto) ecológica... Da mesma maneira que quando caminhamos deixamos a nossa peegada, a forma como vivemos tem o mesmo impacto no ecossistema em que estamos inseridos. O uso que fazemos dos recursos naturais e a adaptação ou inadaptação com que encaramos o nosso lugar no Mundo, pode hoje ser avaliada através deste conceito de referência. Garanto-vos que os resultados serão impressionantes, geralmente pela negativa. No meu caso pessoal, e apesar de limites que coloco na minha própria vida, o resultado foi o seguinte: se todos os habitantes do Mundo tivessem a mesma pegada ecológica que eu seriam necessários 2,8 planetas Terra para nos sustentar. A minha peugada ecológica corresponde a 5,1 hectares, quando a média nacional são 4,5. Ou seja preciso de 5 hectares para sustentar a minha forma de vida, o que é absolutamente incomportável. Sou penalizado por morar em Lisboa e passar os fins de semana em Alcobaça, por viajar e viver sózinho, ms são necessárias mudanças.
Todos vamos ter de mudar. Estou convencido que seremos nós, os ocidentais, quem mais terá de mudar. Com o acordar da Ásia o aumento da poluição será dramático e a sensibilização é quase impossível em países que vivem cenários de expansão aceleradas. A mudança de ano chinês faz movimentar centenas de milhões de pessoas, serão cada vez mais aqueles que usam transporte próprio, as empresas de transformação conquistam mercados e o aumento do tráfego aéreo irá crescer exponencialmente. Tudo isto à conta das energias tradicionais... e poluentes.
A mudança é inevitável e está na altura de começarmos nós a compensar a factura que o Mundo "sub-desenvolvido" teve de pagar nas últimas décadas.

P.S. Parabéns à Câmara Municipal de Almada pelo estudo que aqui apresentamos. Para aceder basta clicar na imagem.

Sem comentários: