sábado, agosto 06, 2005

1945 9/8


A explosão em Nagasaki

Como certamente pouco se vai falar de Nagasaki, a capelasistina não deixará que a memória seja dominada apenas por Hiroshima. Para além do mais, por que para nós portugueses existem alguns factores marginais à tragédia que também não serão revelados e me parecem interessantes.
Portugal está relacionado com o facto de falarmos mais de Hiroshima do que de Nagasaki. Ambas foram explosões devastadoras, mas a geografia de Nagasaki de alguma forma delimitou o impacto horizontal da explosão. Aqui poderá ter entrado a influência de Portugal no decurso da História... mas como? Nagasaki é uma cidade costeira, um pouco como algumas portuguesas, que aproveita os terrenos montanhosos virados para a baía. Os portugueses, primeiros ocidentais a manterem relações comerciais com o Japão, terão ecolhido este local para fundar uma cidade que servisse os nossos propósitos comerciais. Escolheram o local por ser junto a um porto e a cidade creseceu encosta acima... todo o português gosta de poder ver o mar.
Ao contrário de Hisroshima onde os planos horizontais permitiram que a devastação atingisse 140 mil pessoas, em Nagasaki morreram 70 mil pessoas. Seria bom que Portugal fosse mais activo e que estivesse presente na homenagem às vítimas. Como admirador do Japão e da sua cultura gostaria muito que alguém em Portugal olhasse para Oriente. Enquanto isso não acontece, as nossas tragédias vão sendo sempre maiores que todas as outras...

1 comentário:

Anónimo disse...

Será merecedor de qualquer homenagem aquele que foi um dos maiores crimes perpetrados em toda a história da humanidade? Havia necessidade dos americanos irradiarem duas cidades do mapa quando a guerra estava decidida, e o seu terminus era uma questão de tempo? Hoje fala-se tanto no tribunal de Haia que julga criminosos de guerra, condenando-os pelos actos bárbaros e inumanos contra adversários e cívis inocentes, e porque não se sentar igualmente no banco dos réus, os responsáveis dos projecto Manhattan e o presidente Truman por terem concebido e ordenado o lançamento de dois engenhos devastadores, com o propósito não de acabar com a guerra, mas sim para experimentar o novo arsenal nuclear, e preparar a América para a futura guerra fria? Resultado dessa experiência está á vista com milhares de cívis e outros tantos estropiados que ainda carregam ás costas a pesada herança genética legada pelos sobreviventes de Hiroxima e Nagasaki. Bom fim de semana para o Miguel Angelo.