sábado, maio 14, 2005

Novas Mitologias

Episode III

Nova Mitologia
Creio que foi quando estreou o Episode 1 da nova série Star Wars, George Lucas, numa das largas centenas de entrevistas, que deu referiu que o seu cinema visava a criação de novas mitologias. Nunca mais me esqueci desta afirmação e ainda hoje ecoa quando oiço falar do Star Wars e recordo os desenhos que fazia na infância. As naves, as personagens alienígenas, espaços e tempos, o maniqueísmo da República e Império, tudo é conceptualmente de uma simplicidade que toca o génio. Na verdade, Lucas criou mesmo uma nova mitologia que como o próprio também refere: "Rather than do some angry, socially relevant film, I realised there was another relevance that is even more important - dreams and fantasies, getting children to believe there is more to life than garbage and killing and all that real stuff like stealing hubcaps". "A whole generation was growing up without fairytales" - disse o realizador recentemente à BBC.
Graças a Lucas a minha geração cresceu com estes contos fantásticos e com uma nova mitologia que serve de escape à frieza do dia-a-dia. Quem diria que um homem nascido numa cidade chamada Modesto, na Califórnia, que se dedicou ao cinema depois de um acidente de carro iria assumir o papel de autor deste cânone do fantástico, com o singelo objectivo de fornecer referências, mesmo que mitológicas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Star Wars é verdade é uma mitologia, mas que encerra realidades politicas e morais que deveriam ser contempladas por muitos governos. O Império é prepotente e funciona a uma voz. A república visa a liberdades de direitos e garantias a todos os cidadãos. Em Star Wars luta-se pela liberdade. Liberdade de escolha, de deveres e obrigações. Luta-se pela igualdade de direitos e o acesso sem restrições à justiça, à saúde e à educação sem qualquer restrições de índole economica, politica ou cultural.
Star Wars ensina a valorizarmos e a lutar pela liberdade, que tantas vezes nos vemos arredados dela, e isso não é mitologia, é um facto. É sempre com bos disposição que aqui venho, saudar o amigo Miguel, desejando as melhores felicidades para ele e o seu templo.